Dia 13 - Viva os Sentimentos, Controle as Emoções!


Você pode até pensar que Sentimento e Emoção são palavras sinônimas, que apresentam o mesmo sentido. Mas, acredite!Essas duas palavrinhas abrem a bifurcação que, na minha opinião difere nós pessoas sensíveis a atitudes, problemas e decisões alheias (entenda co-dependentes), das pessoas que não tem esse mesmo  problema de sensibilidade! rs.
Nós, pessoas sensíveis - rs, sempre, todo dia, 100%, constantemente nos deixamos levar pelas emoções, em contra partida tentamos a todo custo controlar os sentimentos - nossos e dos que estão a nossa volta. 
A emoção é o estado intenso, complexo, sempre seguido de uma ação, emoção é reação. Uma reação mental e ao mesmo tempo orgânica, sob a influência de certas excitações internas ou externas. Na emoção existe forte influência da não-racionalidade, dos instintos e de impulsionalidade.
O sentimento é a resposta da auto-consciência, não é orgânica, sentimento é mental, é influenciado pela racionalidade, o sentimento se distingue basicamente da emoção por estar alicerçado em mais elementos intelectuais e racionais. No sentimento já existe alguma elaboração resultante do entendimento e da compreensão. No sentimento acontece uma aproximação da reflexão e do livre-arbítrio, da espiritualidade e da racionalidade ou da evolução humana.
Penso no seguinte exemplo: Vejo um urso, entro em pânico, saiu correndo, depois de algumas pernadas percebo que entre eu e o urso existe uma grade de segurança, paro me aproximo e fico triste porque o urso está enjaulado e não em seu habitat natural. - No Pânico não houve pensamento racional, apenas instinto irracional e pagação de mico, já na tristeza houve racionalidade, ponderação e o nascimento de um sentimento.
A psicologia diz que cinco são os verdadeiros sentimentos: Alegria / Tristeza / Medo / Raiva / Amor.
Estes sentimentos são intrínsecos ao Ser Humano... todo o resto, da pequena euforia quando contamos uma "aventura" vivida à "recaída de comportamento" são emoções que devemos aprender a equilibrar e controlar:

Alegria é um sentimento! Euforia é emoção! A alegria é espontânea, na maioria das vezes não depende de um motivo ou causa, ela simplesmente acontece e transborda. Ela é calma e contagiante. A euforia atropela, é inadequada, incomoda e é pouco diplomática. Normalmente, após a euforia seguem quadros de frustração, depressão e apatia.

Tristeza é um sentimento! Decepção e Sofrimento é emoção! O sentimento da tristeza é natural em algumas situações da vida, mas a confiança e a fé, nos dá uma nova perspectiva, porque compreendemos que a "dor passageira! Compreendemos que tudo é passageiro e transitório!

Medo é um sentimento! Pânico é emoção! O ser humano tem vários medos que servem até como autoproteção, autopreservação, é o sentimento que nos alerta, muitas vezes, de perigos, mas o medo constante, sem motivo aparente e real, é falta de confiança no nosso Poder Superior, falta de auto-estima, falta de confiança na vida, falta de confiança em si mesmo! O Pânico irracionaliza nossas ações, somos paralisados pelo pânico ou então por pânico tomamos atitudes precipitadas!

Raiva é um sentimento! Ódio é emoção! É humano expressamos o sentimento de raiva, até como um posicionamento, um discernimento. Mas este sentimento deve passageiro, temos que aprender como transformá-lo em atitudes realizadoras, oportunidades do exercício da paciência, tolerância e compreensão. Jamais deixe que a raiva se transforme em mágoa, rancor ou ódio, pois atitudes irracionais motivadas por essas emoções são o caminho da autodestruição!

Amor é um sentimento! Paixão é emoção! O Amor liberta, anima,aceita, encoraja e divide. Junto com a paixão ganhamos de brinde o ciúmes, o sofrimento, a insegurança e a possessividade.

___________
Por um grande período da minha vida eu fui uma garota cheia de emoções, aliás, cheia de emoções eu sou até hoje - confesso - acho que na verdade eu era na verdade uma Garota Emocional! (rs).
Ficava eufórica a cada viagem, a cada festa, a cada novo galanteio (velho né?rs), ficava deprimida a cada paixão não correspondida, sofria... Nossa como eu sofria por mim (mesmo não demonstrando isso a ninguém)!!! Mas também, quando eu era correspondida, entrava em pânico, e arrumava logo um jeito de me "livrar" das emoções que uma paixão correspondida poderiam trazer, eu sempre tive medo de me perder numa paixão louca, visceral.
Mas acho que não existe nada pior e mais destrutivo do que o ódio, pelo menos para mim. Descobri que eu nunca tinha sentido ódio até os meus 25 anos, eu nunca tinha tido uma crise de ódio, até hoje quando relembro a intensidade com a qual podemos viver uma emoção sinto meu estômago embrulhar e um nó aparece na minha garganta.
As emoções afetam nossa racionalidade e nos aproxima do abismo, da boca do poço. Pergunte a um dependente químico em recuperação a opinião dele sobre a emoção "euforia", ele talvez não tenha boas lembranças mentais e muito menos físicas (ai minhas tripas!rs) sobre essa emoção específica.
Awareness Ribbons Customized - ImageChef.com
Não há como evitar, é impossível não se sentir triste, deprimido ou decepcionado quando alguém que a gente ama morre ou se mata usando drogas, mas a tristeza não nos impede de viver, de sermos felizes, a tristeza não nos joga numa cama, ou nos embrulha no edredon assassino fazendo-nos acreditar que a vida não tem mais sentido, isso é obra das emoções de depressão e sofrimento . As emoções também acontecem sem que consigamos prever o impacto, mas estamos e recuperação para que possamos identificar as emoções e controla-las antes que explodam, antes que nos domine e antes de cometermos insanidades movidos por nossas irracionalidades.
Como saber separar a emoção do sentimento?
Ouça seu corpo, ele é o seu alarme!
Nosso corpo sempre apita quando a emoção vem se infiltrando em nossa garganta, estomago, intestinos, pernas, braços, punhos, pulmões e coração...

Bons Momentos Amores

6 comentários:

P disse...

Como sempre suas postagens são PERFEITAS! De onde você tira tanta criatividade hein?
PERFEITO!
Bjus

disse...

Muito bom Cicie, parece uma aula hehe... estou sempre aprendendo professora hehehe...
Te Amooo
Beeijão amiga

Gaby disse...

Caramba, "garota emocional" essa sou eu... me sinto até mal, com tanta emoção, canso de me flagrar em atitudes emocionais, o tempo inteiro... meu novo "affair"(rs) é bem diferente de mim, me sinto boba as vezes do lado dele, quando começo a choramingar, por causa do cão magricelo que passa do meu lado, porque meus amigos estão sozinhos, enfim, porque o mundo esta todo errado... e ele consegue ser tão racional em tudo... to tendo umas aulinhas...hehe
Belíssimo texto, como sempre!
te amo , gata minha!
beijos

Registrando a Vida disse...

Show de bola

Affff agora vou ter que anotar, pra por no lugar certinho os que são emoções ou sentimentos.
Mas eu queria muito conseguir me esforçar pra que a raiva não virasse odio dentro de mim.
Estou tentando.
Um Super Bjoooo
e Tamujuntoo

Anônimo disse...

Oi Cicie! Passando para um olá, uma leitura deliciosa e para dizer que te amo de coração.

Tamo junto amiga!

P disse...

Cicieeee...
Tô com saudades de tú! Cadê você?
bjus.

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I