Lema: Primeiro as Primeiras Coisas

Em meio ao caos em que se transformam nossas vidas, torna-se imperativo colocar um pouco de ordem em nossos dias. Todo o tempo nos debatemos com cobranças externas e internas, com o que tem que ser feito e o que é prioritário. Desta forma nos perdemos relembrando o passado que não pode ser mudado, planejando atitudes para o futuro que ainda não podem ser efetivas e nos desgastando em especulações sem fim sobre o que é mais importante e necessário ser feito. Então, realmente nada fazemos e mais e mais nos debatemos, frustrados, inseguros e antecipadamente fracassados.
Este Lema sugere considerar primeiro as primeiras coisas. Mas o que serão as primeiras coisas ? São aquelas que eu devo fazer aqui e agora. São talvez, aquelas ações mais relevantes para a nossa própria recuperação, embora não sejam, necessariamente, as tarefas que pareçam mais urgentes ou agradáveis de serem abraçadas agora.
Não podemos consertar toda nossa vida de uma só vez e não temos o poder de consertar a dos outros. Podemos sim, com humildade e responsabilidade, escolher o que é possível e importante fazer aqui e agora e nos engajar imediatamente no que podemos modificar em nós mesmos nesse momento, ao invés de nos ocupar com tarefas mais agradáveis ou mesmo urgentes, mas não importantes.
Isto nos dá um senso de relevância, eficiência e de autoconfiança no processo de simplificar nossa vida. Primeiro as Primeiras Coisas é o Lema de ordem, importância e das nossas possibilidades reais a cada dia.
A prática deste Lema é a confirmação de que o Nar- Anon é um programa de escolhas e que nossa responsabilidade está em escolher as opções mais importantes para nós mesmos.

________
O importante desse Lema para mim é o que ele me sugere, sejam nas situações de desespero como nas situações de euforia, ele me pede para que eu pare e reformule uma lista mental.
Quando, depois de um tempo de recuperação, meu ex marido me partilhou que havia recaído, eu tive a oportunidade de usar esse Lema, lembro que naquele dia, dentro do carro, quando ouvi aquela partilha minha mente começou a girar e eu na verdade queria saber como, onde, por quê, enfim queria era me F#@$%.... Mas nada disso aconteceu, ao invés disso consegui manter a serenidade, ficar calada, lembro que depois de muito silêncio ele me perguntou se eu queria falar alguma coisa, eu só consegui dizer: "Preciso ficar calada, ligar para um companheiro do Nar-Anon, ir numa reunião, ler alguma literatura, por favor preciso de silêncio....
Consegui ligar para uma companheira naquela mesma noite, eu estava anestesiada pelo programa, que me protegeu de um surto "neurótico" desnecessário, no outro dia fui a uma reunião, partilhei a confusão que estava sentindo e as coisas se assentaram, consegui ver o que estava acontecendo mais claramente. E as coisas se ajustaram.
Em outras situações isso também aconteceu, hoje consigo priorizar minha vida: Primeiro as Primeiras Coisas. Faço uma lista diária todos os dias, nem que ela seja uma lista mental, com pequenas metas que estão ligadas às grandes metas que eu tenho de vida. Primeiro as primeiras coisas me ajuda a lembrar todo dia que : EU SOU A PESSOA MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA!!!!
Eu sempre sou sempre a primeira escolha do meu dia... Talvez seja por isso que eu tenho a necessidade diária de acordar e ficar quietinha comigo mesmo.
Amo Vcs...
Bons Momentos

2 comentários:

Unknown disse...

Me ajudou Muito, um abraço.

Unknown disse...

Obrigado pela mensagem. Estava precisando ouvir. Abraço

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I