Você viu a felicidade chegar?


Lí, uns dias atrás, a coluna da repórter Ana Paula Padrão com o tema : "Você reconhece quando chega a felicidade?" (se puder leia). Achei bem poética a crônica, bonita aliás e também com muitas partes que me identifico, mas discordo nesse ponto:
Ela diz : Ela é muito recatada. Não fica ali, posando para foto, sabe? Mas um Manual de Reconhecimento da Felicidade diria mais ou menos o seguinte: Ela é mansa. Não faz barulho.
Acho exatamente o contrário, a felicidade é absurdamente barulhenta, o problema são os nossos ouvidos, e ela posa para todas as fotos com uma exuberância sem igual, o problema são nossos olhos.
Um exemplo disso é quando encontramos uma amigo que a muito tempo não vemos,  ele pode não dizer nada de sua vida pessoal ou profissional mas o brilho em seus olhos, a aparência de sua pele (isso independe de rugas, etc), a leveza do corpo dele (isso independe de peso) nos grita aos olhos a felicidade estampada no rosto de nosso amigo: "Nossa você me parece estar muito bem!" - Do contrário, o distante amigo pode descrever uma lista imensa de  justificativas para a "felicidade que está vivendo" -eu já fiz muito isso-, mas os olhos opacos e o corpo murcho não nos deixa convencidos ou então não nos atentamos a isso e preferimos apenas ouvir o que sai de sua boca.

Por muito tempo, muito muito tempo, eu não sabia o que era FELICIDADE, descobri que muitas vezes o que eu chamava de felicidade era:
Euforia - . Sensação de bem-estar, de satisfação; grande alegria. Euforia é um estado de emoção plena. Uma pessoa eufórica normalmente é muito ativa e entusiasmada, ficando sempre ansiosa quando encontrada nesse estado. - Euforia é aquela sensação que o dependente químico tem quando consegue a droga, antes mesmo de abrir o papelote, antes mesmo de tirá-lo do bolso, é a sensação de poder. Euforia é aquela sensação que o co-dependente tem quando é solicitado a ajudar, quando é colocado no pedestal de "salvador", antes mesmo de prestar ajudar, antes mesmo de ter um plano de ajuda, é a sensação de poder!
Tranquilidade - Estado do que é tranquilo. Paz,Quietação; serenidade. A oração da serenidade é um exemplo ótimo de pedido de tranquilidade : "Deus concedei-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para perceber a diferença." Essa oração é um exercício diário, as vezes consigo serenidade, as vezes não, mas a cada minuto tenho a chance de tentar novamente. Quando consegui pela primeira vez colocar essa oração em prática, achava que tinha encontrado a felicidade, não, eu estava tranquila, em paz, mas feliz? Feliz não, mas a tranquilidade me ajudou muito a refletir, pois se a euforia é um estado de excitação total, a tranquilidade é seu oposto, me permite olhar ao redor com mais atenção.
Estabilidade - A expressão estabilidade está associada à idéia de permanência em um determinado estado por um determinado ente. Quando passei pelo momento mais estável da minha vida achei que aquilo ali era felicidade, um marido em recuperação - fazendo faculdade e com emprego fixo, uma filha saudável, casa própria, carrinho popular, pizza de final de semana.

E foi exatamente na estabilidade que entendi o que era a felicidade, como diz a cronista :
Quando chega, ocupa um espaço danado.
 Apesar disso, você quase não repara que ela está ali.
É temperamental, a felicidade. Não vem por qualquer coisa. E para ficar então… hi, não conheço nenhum caso de alguém que a tenha tido por perto a vida inteira. Por isso é tão importante reconhecê-la quando ela chega. Entendeu agora por que a minha pergunta? Será que você sabe mesmo quando está feliz? Ou será que você só consegue saber que foi feliz quando a felicidade já passou?


A felicidade em minha vida, como na vida de muitas pessoas, vai e vem, já veio e se foi, e voltou novamente. Hoje em dia procuro dar mais atenção aos momentos felizes, mesmo que eu saiba que eles vão passar, e que podem até se repetir, procuro me empenhar ao máximo quando as coisas estão ruins, sem tentar refletir, sem racionalizar - o que tem sido dificílimo, há muito tempo, um exercício difícil, pois sou uma racionalizadora, mas tenho tentado, é SPH! Não é mesmo?

Se você acha que recuperação e abstinência é a chave para a felicidade, não se iluda, Recuperação é a ferramenta fundamental para se encontrar Sanidade, Estabilidade Emocional, Tranquilidade Emocional, Satisfação Emocional, Serenidade, Auto - Conhecimento.

A recuperação é uma ferramenta que lhe ajuda a obter outras ferramentas, e mais outras, para que assim você descubra sozinho(a) o que é felicidade!


O que é a felicidade?

A concepção de felicidade é única a cada um, individual, pessoal, e muito íntima.

A felicidade para mim é um conjunto de atendimento de algumas necessidades, agrupamento de algumas superficialidades, pitadas de agradabilidades, o necessário de individualidade e de saúde, o fundamental de paz, uma ajuda de serenidade, o mínimo de amizades (nesse quesito acredito que o menos é mais), o máximo de sorrisos e risadas (risadas e gargalhadas estão para mim como a aguá está para uma flor).

Complicado? Vou explicar...

Felicidade para mim é ter estabilidade financeira - desculpe mas não consigo ser feliz com dívidas até o pescoço, preciso do mínimo por exemplo meu nome limpo, como minha avó diz o único bem que pobre tem é o nome e precisamos dele limpo para podermos ter "palavra", minha família preza muito por isso.
Felicidade para mim é poder trabalhar - isso é essencial, nesse final de semana, estava conversando com meu namorado sobre como uma prima minha consegue ser feliz cuidando da casa e dos filhos, eu não consigo, preciso ver gente, interagir, fazer negócios, sair de casa, para mim serviços domésticos é um dos serviços mais inglórios do mundo, ninguém dá valor, e é um desgaste enorme.
Felicidade para mim é poder ir no salão, comprar uma roupa nova de vez em quando, tomar um sorvete de vez em sempre, me sentir sexy, desejada, bonita, emagrecer (sabe como é, mulher sempre acha que precisa emagrecer! rs), enfim felicidade para mim também inclui superficialidades, rs.
Felicidade para mim é ter minha pequena saudável, se alimentando bem, me enchendo a paciência, e fazendo suas pequenas manhas, felicidade para mim é ver meus amigos bem, ou pelo menos lutando para permanecerem bem, felicidade para mim é poder fazer piada da vida, é poder olhar para trás e conseguir rir de mim mesma, é poder rir com meus amigos, não ter atrito com o pai da minha filha, ter um amor pra chamar de meu, é poder achar a vida engraçada, porque séria ela já é 24hs por dia!É poder ter meu cantinho, meu aconchego, meu próprio castelo de cobertores que me protege dos meus monstros internos e dos meus medos externos!

Mas isso é a minha concepção de felicidade, tenho certeza de que muito do que é felicidade para mim pode ser considerado "banalidade" para outros, assim como o que engloba felicidade para alguns para mim é bobeirite. Mas acho que a felicidade, aliás a concepção de felicidade deve ser honesta, não justa, honesta mesmo. Cada um deve olhar para si, e se conhecendo por dentro criar sua concepção de felicidade, sem muita cobrança do que é moral ou não, humilde ou não, porque no final das contas, nossa concepção de felicidade pode ser o mais honesta possível, mas por ser transmutável ela acaba sempre se defasando e fazendo com que nossos sonhos e desejos recriem de tempos em tempos dezenas e mais dezenas de novas concepções de felicidade!

Buscar a serenidade, a tranquilidade, a sanidade, a recuperação é um trabalho árduo e requer vontade própria, mas Buscar a felicidade tem de ser uma Jornada Gostosa! Afinal de contas todo trabalho árduo tem seus benefícios... e como dizem alguns companheiros:

São os benefícios da Recuperação!

6 comentários:

Mari R.S disse...

Euuu vi, e estou vendo e vc amada ?

Espero vê-la durante longos dias, meses e anos..

Grande beijoo
Amo vc ♥

Anônimo disse...

E falando em amada..
Amor, Te amo a cada dia como se fosse o ultimo dia de minha vida.

Te amo intensamente e verdadeiramente.

APR

Anônimo disse...

O minha linda! Tudo de bom seu texto...
Ás vezes temos uma concepção errada de felicidade, e só quando a conhecemos de verdade reconhecemos, que o que pensávamos ser felicidade eram estados transitórios.
Amo ser feliz, e estar feliz!
Um beijo gata minha!

disse...

TE AMO TE AMO E TE AMOOOOOO.... SAUDADEEEEEEEEEEEE....
tenha um ótimoo dia cicie
depois se der leia meu blog, tem um surpresa lá q vc vai gostar hehe
Beeijosss

Gaby disse...

Nossa, pra mim que eu tinha conseguido postar aqui...Fui ver não deu certo... rsrs acontece...

Então gata minha, nos identificamos muito mesmo, me vejo em vc em muitos momentos.
Me encontro nos seus textos, na sua história e trajetória.
Fico imensamente feliz por voce!
Sabe que amo voces também, voce e o Sr. Miagui, vocês são demais... Tão inteligentes, sua pequena gafanhota aprende tanto com vocês. Exemplo de casal.
Fico grata por termos encontrado pessoas de VALOR, porque nesse mundo isso é tão difícil.
Mas naõ só por nós, por eles também, por terem nos encontrado, porque fala sério né? somos o máximo! rsrsrs
Um completando o outro... isso é ser feliz Ci...

Beijoooos no coração

VALEU A PENA disse...

Que delícia de post!!!
Concordo com você, a felicidade não é mansa, é ativa, dinâmica e constante!!!!
Como amo ler seu blog amada Cicie, você me faz tão bem...
Beijos

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I