Dia 02 - Ação e Reação... Ação ou Reação??



Na Física temos a Lei da Ação e Reação:
 "A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas." (Isaac Newton) 
No Cristianismo temos o Ensinamento da Semeadura:
"E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará." (Biblia : II Corintios 9:6)
No Budismo fala-se sobre a Causalidade ou Lei Causal:
"Aquele que escala a montanha, mais cedo ou mais tarde, terá de descê-la. Aquele que despreza o outro, será desprezado [...]. Essa é a lei geral de causa e efeito”(Os Escritos de Nitiren Daishonin, vol. 5, pág. 25.) 
No Islamismo podemos aprender:
"Deus não muda as condições de um povo até que ele mude sua própria condição" (Alcorão : C.8 - V17)
Por muito, muito tempo eu vivi sem qualquer ação, eu era apenas um Reação ambulante! Alguém me tratava com indiferença? Eu ignorava a pessoa também! Alguém era ríspido comigo? Eu devolvia a pedrada também! 
E me sentia sempre vítima das ações dos que me rodeavam, como se eu estivesse navegando em minha vida, mas o comandante era outra pessoa.Reagir a uma ação irracional de forma irracional, e de forma negativa a uma ação negativa afasta as pessoas, e cria abismos em qualquer relacionamento e transforma amor em ódio.


Constantemente eu me faço o "Teste da Pizza", são três perguntinhas básicas que dizem muito em que pé anda a direção da minha vida:
  1. Eu consigo dizer dizer qual o sabor de pizza eu gostaria de comer? Ou é uma contante a célebre frase: "Tanto faz, escolhe você!!"
  2. Eu sei o que não me agrada? Eu consigo dizer ao outro que não suporto o sabor de pizza que ele mais gosta?
  3. Eu quero realmente comer pizza, ou estou compartilhando da vontade de outra pessoa?

Hoje eu descobri que não gosto de pizza portuguesa ,isso não seria nada grave a não ser pelo fato de que EU COMI ISSO QUASE TODOS OS SÁBADOS POR QUASE MINHA VIDA TODA!!!!!! 
(rs), sim.. Sim!..... na casa dos meus pais é como se as pizzarias de SP, só fizessem esse sabor, e eu sempre comi, nunca reclamei, porque eu apenas aceitava, para mim era mais fácil aceitar do que ter o trabalho de descobrir qual pizza eu gostaria de comer e menos arriscado do que errar na escolha!!!

Eu vivia frustada com as pessoas, porque elas sempre tinham atitudes diferentes daquelas que eu havia planejado, sonhado. 
Eu achava que ninguém compreendia o que eu queria, que ninguém ouvia o que eu dizia, hoje percebo que eu mesma nem sabia ao certo as minhas vontades, e que eu não falava, não conversava com as pessoas, não expunha meus limites claramente, ao invés disso eu criava limites secretos para os outros, e quando eles não atendiam minha expectativas secretas eu me frustava e me sentia no direito de achar que eles haviam me prejudicado.
Eu não entendia, também que, eu poderia de ter outro tipo de reação, uma reação positiva às ações da outra pessoa, não entendia, que ao invés de responder na mesma moeda, eu poderia receber a ação e devolvê-la com uma reação positiva. Eu não precisava mais surtar para que os outros entendessem que eu estava magoada, apenas aprender a ser assertiva!!!

Foi com um companheiro de grupo que aprendi a fazer o exercício da pizza e o exercício do circulo, o exercício do circulo consiste em juntar bem os dois pés (ps: precisa ser os seus!) e com um giz circundar os mesmos, então fique em pé sobre o circulo.... Ficou??? Então... Tudo que está dentro do circulo (vc),  lhe diz respeito e é a única coisa que você pode mudar e a única pessoa a qual você pode exigir e cobrar mudanças, além também de ser a única pessoa a qual você não terá escolha, ela mudando ou não, melhorando ou não, você terá que conviver com ela a vida toda!!! (rs)
***

Uma ação agressiva pode ter uma reação pacífica, na mesma intensidade de força.

Não é porque seu vizinho está plantando ervas daninhas que você seja obrigada a participar da colheita dele, plante você mesma sua horta!

Quando alguém lhe fizer mal, não devolva com mal, fazer o mal talvez seja a unica lição que essa pessoa tenha aprendido!Você pode transformar essa energia e ensiná-la como se sentir bem e como tratar bem os outros.

Num baile, quando a dama se deixa ser conduzida isso não é submissão é entrosamento, porque dançar ou permanecer sentada é uma escolha.
***

Hoje sei que todas as vezes que colocar o foco da minha atenção no outro, e esquecer de mim, eu estarei entregue a ser apenas a reação das atitudes e alterações de humor do outro!!!

______________

"Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes!"
Awareness Ribbons Customized - ImageChef.com
  1. As escolhas/reações dos outros prejudicam meu humor? Estou cuidando de mim ou dos outros? Eu espero que os outros façam com que eu me sinta feliz/satisfeita?
  2. Eu consigo fazer uma lista das coisas que eu poderia fazer a mim mesma para que eu me sentisse mais feliz? Eu consigo passar um dia inteiro só comigo mesma?
  3. Eu consigo definir no mínimo duas coisas com as quais eu me frusto mas que estão fora do circulo (exercício do circulo), o que eu poderia fazer para deixar de me frustar ou para me frustar menos?
  4. O que eu gosto de comer? De Vestir? De fazer? Quanto tempo faz que eu não faço minhas próprias vontades?


6 comentários:

··¤(`×[¤Cici¤]×´)¤·· disse...

1.Sim, algumas reações ainda alteram meu humor, mas só por hoje estou tentando trabalhar nisso, mudando drasticamente as expectativas por esperanças.Acho que to aprendendo que expectativa é uma palavra que preciso riscar de vez do dicionario.
2.Sim,consigo ficar sozinha comigo mesma, mesmo que não goste, prefiro gente reunida! E eu sei bem, muito bem o que me faz bem só preciso deixar de abrir mão disso quando "acho que alguém precisa de mim."
3.O uso de drogas ou álcool das outras pessoas, uma possível recaída delas, a co-dependência dos familiares de pessoas a qual convivo, as responsabilidade e obrigações não cumpridas dos outros.Para me frustar mesmo, eu estou trabalhando o desligamento com amor, pois preciso aprender novamente que os outros estão fora do circulo!!!
4. Hum... acho que nesse ponto eu tenho conseguido manter meus limites... Pelo menos não tenho percebido que eu esteja fazendo alguma coisa somente para ser aceita pelos outros!..
Amo vcs!!!

GIULLIANA FISCHER FATIGATTI disse...

Simplesmente perfeito Cicie, como amo ler seus textos com exemplos vividos por você, torna tudo tão real e próximo do que ainda sou... Aprendo tanto com seus "ensinamentos"
Amo você também!!!

Mari disse...

Cici, ótimo o texto...

Estou tristinha companheira...
Mas depois de ler seu blog, deu uma melhorada...

Ótima semanaa..
Beijos

··¤(`×[¤Cici¤]×´)¤·· disse...

Vcs não tem idéia de como eu fico feliz em poder conseguir dividir com vcs minhas dificuldades e meus acertos... fico ainda mais feliz de ver que existe identificação... não ser a unica a ter essas coisas me ajudam muito!

Gaby disse...

1-As escolhas/reações dos outros prejudicam meu humor? Estou cuidando de mim ou dos outros? Eu espero que os outros façam com que eu me sinta feliz/satisfeita?
R:Um pouquinho vai que ninguem é de ferro, rs. Estou cuidando de mim no momento. É... espero mas não espero, ou seja já não me frusto se não fazem, mas espero sim.

2-Eu consigo fazer uma lista das coisas que eu poderia fazer a mim mesma para que eu me sentisse mais feliz? Eu consigo passar um dia inteiro só comigo mesma?
R: Sim. Sim e adoro!

3-Eu consigo definir no mínimo duas coisas com as quais eu me frusto mas que estão fora do circulo (exercício do circulo), o que eu poderia fazer para deixar de me frustar ou para me frustar menos?
R: Eu me frusto muito com atrasos, mudanças repentinas de planos sem aviso prévio, e isso se resume a quando as coisas não saem do jeito que eu quero né?

4-O que eu gosto de comer? De Vestir? De fazer? Quanto tempo faz que eu não faço minhas próprias vontades?
R: Ah eu faço minhas vontades quase sempre, sou meio egoísta e isso é um dos meus defeitos de caracter.

te amo gataaaa tamo junto!!
Metida eu né, vou fazendo os exercicios junto kkkkkkkkk

Registrando a Vida disse...

legal responder rsrs

1> Tipo assim, não prejudicam meu humor na hora, pois eu finjo que ta sempre tudo bem, e não espero eu é que tento faze-los felizes e satisfeito affff
2> pra falar a verdade acho que no moemnto não consigo fazer esta lista bah é frustrante ter que concluir isso, e não consigo passar esse dia inteiro só comigo mesma
3> A nhaca da adcção ativa das pessoas que gosto, e a falta de vontade dos meus irmãos de me ajudarem, bom quanto a adicção somente entender que não sou eu que tenho que mudar ( muiiito exercicio) e quato aos meus irmãos, decididir que eu mesma tenho que me desdobrar e ir fazer.
4> bom aqui eu to um pouquinho melhor nos quesitos comer, vestir, mas fazer minhas vontades tipo lugar onde eu queria estar ainda to longe de fazer minha vontade.

Um Bjos Cicie

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I