CEFE : Auto-Conhecimento - 25/10 - pag: 299


A Literatura Cefe de hoje diz:
" Este é um monólogo hipotético que nós, em recuperação dos efeitos da adicção de alguém poderíamos ter.
Quem é esse "eu"? "Eu" é quem cuida "deles". "Eu" é quem vai ficar tão melhor, quando "eles" estiverem melhor. Quem tem tempo para "mim" quando existe tanta coisa que "eles" precisam que seja feita? "Eles" não "me" valorizam; "eles" não percebem todo o bem que "eu" estou fazendo a "eles".
"Eu" sei o que "eles" precisam, se ao menos "eles" "me" ouvissem. "Eles" pensam que podem cuidar "d´eles" mesmos, mas onde "eles" estariam sem "mim"?. "Eles" continuam fazendo os mesmos erros e "eu" estou sempre preocupada demais com os erros d´"eles".
"Eles" ouvirão, "eu" farei "eles" ouvir. "Eu" não desisto, "eu" acharei uma maneira de tornar "eles" melhores. Então a dor desaparecerá e "eu" tenho me sacrificado por "eles". Então "eles" "me" farão feliz e todos nós ficaremos melhor.
Reflexão para hoje: Acreditamos que é mais fácil ser vítima do comportamento de outras pessoas, do que assumir responsabilidade por nossas próprias vidas. O Nar-Anon propõe que coloquemos o foco em nós mesmos e longe do adicto de nossas vidas. É assustador olhar para nós mesmos e assumir a responsabilidade pelo que pensamos e sentimos. O Nar-Anon nos provê um ambiente seguro para olhar para dentro de nós mesmos, além de um programa amoroso para nos ajudar a crescer.
"Todo mundo pensa em mudar o mundo, porém ninguém pensa em mudar a si próprio."
_________________
Divido com vocês hoje a Literatura do Dia do CEFE (Compartilhando Experiência Força & Esperança - Nar-Anon), porque a dois anos atrás foi uma partilha assim que me fez perceber para onde meu foco estava apontado.
Algumas vezes posso parecer insistente nessa história de recuperação, mas se insisto é porque talvez frequentar um Grupo de Ajuda, foi o que me salvou de passar anos na insanidade de que tudo estaria bem se o adicto fizesse a recuperação "dele" como "Eu" havia planejado ser o melhor para "nós".
Amigas, mães, irmãs, esposas, namoradas, Amigos, maridos, irmãos, esposos, namorados - Familiares de adictos (na ativa ou não) - por favor percebam que a alegria está em vocês, e não nas atitudes do outro, relacionamentos humanos são complexos por si só e se cada um não ir buscar se conhecer primeiro antes de tentar entender o outro os relacionamentos nunca deixarão de ser tóxicos, e é aí que o caldo entorna, a jeripoca pia e é quando a criança chora e a mãe não vê.
Não é fácil buscar a recuperação, não é fácil decidir mudar, não é fácil tirar o foco do problema e colocar o foco na solução, não é fácil mudar hábitos, crenças e atitudes - Mas quem foi que disse que seria fácil?
Sei que é muito inspirador ver adictos e familiares em recuperação, vivendo bem, e dividindo conosco a experiência bem sucedida de suas histórias. Mas pergunte a algum desses companheiros(as) a qual vc acha ser um exemplo de recuperação, qual o segredo da recuperação deles? Ou então: "O que vc fez para chegar até aí?" "Foi dificil?" "Você pensou em desistir?" "O que vc fazia no começo?" "O que faz agora?"  "O que vc fazia quando tinha vontade de desistir?"

Muitas vezes mudar não quer dizer que você tenha que abrir mão de um relacionamento, ou que você tenha que mudar de casa, de estado ou de país, muitas vezes mudar é tomar uma das atitudes mais difícieis que você já tomou em sua vida, para mim a decisão mais difícil que eu tive que tomar foi a de deter em mim a responsabilidade para com a minha vida e a minha felicidade.

Não foi prazeroso no começo, e as vezes ainda é trabalhoso, mas a recompensa é me olhar no espelho e ver de novo o brilho nos meus olhos, é olhar meu ex - marido e perceber que ele deixou de ser o "pobre coitado" para ser "dono do nariz dele"-responsável pela sua própria vida. E mais... é olhar para trás e ver que a adicção - a dependência química nada teve a ver com o fim do meu relacionamento, pelo contrário! Quando nos separamos esse problema já estava resolvido a um bom tempo....
Amo vcs e se posso ter parecido um pouco "bruta" nas coisas que eu disse, me desculpem, amorosidade também é dizer as coisas que precisam ser ditas, afinal como dizem alguns companheiros de uma irmandade que tenho especial admiração : "Recuperação não é para meninos e meninas... Recuperação é para HOMENS E MULHERES!!!

Boas 24hs

5 comentários:

Gaby disse...

Adógo seus textos!
Sua iluminação Daniel Sam...Sua perspectiva, sua visão dos fatos!
Você é pra lá de especial...^^
Apesar de ter diminuido sua frequencia de postagens né ainda te amo!
Beijos...

P disse...

Muito bom! Era isso que precisava ler! É por que estou percebendo que a co dependencia está me pegando mais uma vez.. sei lá utimamente venho discutindo muito com o meu amor.. entre essas discursões ele disse q eu nao sei muito sobre a adicção, naõ sei se isso é conversinha, manipulação dele, não sei.. só sei que estou me culpano por essas discursões e me sinto mal. No momento estamos bem, mas as vezes discutimos, as discursões vem e vão. Co dependentes e adictos são complicados..... Ha a recuperação é complicada, como diz no texto.
Bjus! Amei o texto!

GIULLIANA FISCHER FATIGATTI disse...

Eu tb adoro seus textos, vc me encanta com suas palavras...
Beijosss

Registrando a Vida disse...

Como disse a "P" era isso que repcisa ler

Eu fiz tudoque vc disse mudei até de estado fiquei o mais distante que pude, mas continuei COdependente, Ele fez muitas coisas erradas nesse meio tempo, e eu mesmo longe continuei perto.

Agora ele ta numa casa de recuperação e me liga sempre pode fazerr ligações, quer que fiquemos juntos novamente.
Na primera tentativa dele de me manipular eu cai.
Ele me ligou domingo passado pra me dizer que estava caindo fora da casa e iria avisar somente a mim, e eu, acabei cedendo e dando esperanças sobre nós novamente.
Afff
tenho muita raiva de mim.
abro os olhos quando ja passou a luz afffffffffffff
Vc escreve tri bem, e desculpe pelo desabafo

··¤(`×[¤Cici¤]×´)¤·· disse...

Reg A Vida.:
Não se cobre demais, uma vez uma companheira me disse assim:
"Tenha paciencia consigo mesma, afinal qto tempo demorou pra vc perceber que precisava mudar? Não queira que as pessoas mudem de um dia pro outro!" "Ao invés de cobrar-se, use o Auto-encorajamento!"
Te amo companheira!

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I