Medo

Ontem:
- Eu tenho medo.
- Eu sei.
- Sabe do que tenho medo?
- Sei, de sofrer?
- Não, Tenho medo de não saber voltar!!!
_______
Pensei em escrever sobre esse medo que nós sentimos, um medo de esticar a mão e cair junto nessa piscina fria, de não dar pé, ou medo de ter que descobrir que essa piscina virou mar, medo de enfrentar ondas perigosas.
Hoje fui no google (óóó grande oraculo, o que o mundo entende por medo?), ele me respondeu e me identifiquei tanto que não precisei de mais nenhuma resposta:

Medo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.



O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.



Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.



A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.



O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.


_____
Só Por hoje me permito caminhar, mesmo que lentamente, ao invés de permanecer parada.
As vezes é necessario parar respirar, olhar ao redor e se situar, mas nunca deixe que a vida te estagne, ande lentamente, vá conhecendo o caminho, marcando pontos de referência e a cada placa de via dupla, pare , medite, peça ajuda e escolha um lado.
Infelizmente não nascemos com GPS, mas há algum motivo para termos nascido com pernas.
Eu tenho medo, muito medo de me perder de novo, mas quando olho vcs ao meu redor o medo passa... ok... ainda fica um pouquinho!kkkkk....Amo vcs especialmente, vocês são meu gps, por favor não deixem que dias nublados afetem nossa localização! Eu preciso muito de vocês!!!!

_________
RETIFICAÇÃO DE ULTIMA HORA: LEIAM O QUE A GIU ESCREVEU... RESPONDE TODAS AS MINHAS PERGUNTAS
http://livrovaleuapena.blogspot.com/2011/09/coragem-de-amar.html

2 comentários:

GIULLIANA FISCHER FATIGATTI disse...

Cicie, adorei a sua postagem, o mais engraçado é que eu primeiro fiz uma postagem no meu blog pra depois ir ver os blogs amigos, aí vi a sua e ri sozinha, porque o assunto que abordei lá no meu também fala do medo, de uma outra forma, mas também fala...
Acho que estamos sintonizadas, também, temos falado bastante sobre isso ultimamente né.
Achei interessante a explicação que você coloca aqui, desde a ansiedade... parabéns.
Amo você, beijos

disse...

Esse medooo!!!aii esse medo que nos assombra, que muitas vezes nos impede de tentar novos caminhos, novos ideais...Mas uma hora a gente espanta ele!!! hehehe
Tamojuntas amoreeeeeee
Beeijãoo

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I