Lemas: Escute e Aprenda

Nas reuniões de Nar-Anon frequentemente ouvimos: "O remédio entra pelo ouvido...", logo o lema Escute e Aprenda é fundamental para que alcancemos a dádiva de substituir o desespero pela esperança. Nem tudo o que é dito numa reunião servirá para todos, por isso somos lembrados que as opiniões expressadas são pessoais. Cabe a cada um de nós, escolher o que levaremos para as nossas vidas.
Para que tenhamos "ouvidos Nar-Anon" é importante saber a diferença entre ouvir e escutar. Para ouvir basta ter o aparelho auditivo em bom funcionamento, enquanto para escutar é preciso que sejamos generosos, ou seja, disponíveis para o outro.
A princípio muitos de nós precisamos nos esforçar para deixar do lado de fora da sala nossas vontades, opiniões, preconceitos, velhos hábitos de julgar, criticar e avaliar as outras pessoas, sejam elas o adicto ou um companheiro de Grupo. Aos poucos vamos aprendendo que devemos evitar nossos adoecidos padrões de pensamento, que poderão impedir nossa recuperação.
Escutar julgando a aparência ou o uso da linguagem de quem fala, poderá impedir que aprendamos novas ideias, adotemos melhores atitudes ou nos capacitemos a mudar.
Escutar comparando a história de quem fala à nossa própria história, alimenta a crença de que nossa dificuldade é maior/menor que a dos outros e não tem jeito, reforçando a resistência a mudanças.
Escutar justificando nossos sentimentos e atitudes, reforça o hábito de responsabilizar o outro pelas nossas atitudes.
Escutar cobrando veracidade nos impede de reconhecer em nós mesmos, através da partilha do outro, um dos sintomas do nosso adoecimento - A NEGAÇÃO.
Nas partilhas daqueles que já estão colhendo as bênçãos provenientes da prática do programa, sentimos aceitação da realidade, admissão da impotência perante o outro e a crença na existência de um Poder Superior que pode nos devolver a sanidade. Aprendemos com todos.
(Os lemas do Nar-Anon - nossos lembretes nos momentos de tensão - pag: 13)
___________________


Na página seguinte tem um partilha de uma companheira dizendo que teve dificuldade com esse lema - Leiam é muito bom!!! - Eu também tive, e pra ser sincera tenho até hoje, tanto é que trabalho muito pra ter paciência com pessoas como eu, que falam demais e que ouvem de menos! Mas graças a amorosidade dos companheiros e do meu PS, que tiveram muita paciência comigo, hoje consigo ouvir e escutar, e fechar a boca o máximo que eu consigo. Meu PS me ajuda muito, as vezes colocando na minha vida, pessoas com defeitos como os meus, para que eu aprenda a ter tolerância e para que também eu perceba o quanto eu posso irritar as pessoas com meus defeitos.
E esse defeito de falar demais,e não deixar os outros falar e não prestar atenção no que o outro fala é um dos que mais tem exigido que eu mantenha a serenidade, o bom é que aprendo com o outro sem ao menos ele nem perceber. Hoje eu consigo deixar o outro falar, as vezes quando percebo que o outro está falando demais e nem está mais prestando atenção no que ele mesmo está falando tento demonstrar isso a ele, como fizeram comigo lá atrás, com muito amor e paciência.
Já faz um bom tempo que aprendi a ouvir mais, antes eu queria só falar, sabem a frase : "O remédio entra pelo ouvido e a doença sai pela boca" ? Pois é, no começo eu só pensava em colocar a minha doença pra fora! kkkkkk. Hoje aprendi a ser uma esponja na reunião, escuto tudo com muita atenção, guardo tudo, guardo o que me serve, guardo o que não me serve, guardo os "puxões de orelha" - os meus e o dos outros -     mesmo que seja sugerido levar apenas o que sirva, e descartar o que não serve, eu guardo. O ato de guardar todo tipo de partilha me ajuda quando não estou em contato com nenhum companheiro, ou ferramenta do programa.
Houve dias que saía da reunião sem conseguir respostas para minhas perguntas, e após alguns dias, aquela partilha de outro companheiro sem significado algum que eu havia "guardado", submergia das profundezas e explodia como fogos de artifícios... "Uau... era exatamente disso que eu estava precisando!"

Portanto, partilhar é muito bom.... Ouvir também...
Obrigada por me ouvirem...Espero pela sua partilha...
Paz e serenidade a todos, amos vcs!

3 comentários:

Anônimo disse...

Fiz uma ótima leitura. Não sou muito bom nas partilhas porque acho que tenho reservas e tendo reservas, não estamos sendo honestos. Mas seu texto saiu brilhante. Gostei muito

··¤(`×[¤Cici¤]×´)¤·· disse...

Companheiro partilhar muitas vezes ajuda pelo fato de se ouvir o que nós mesmos falamos, no começo eu "mentia" e "omitia" muito em minhas partilhas, com o tempo isso começou a me incomodar - como acho que te incomode agora - mas ajuda no trabalho de ser honesto, pq quando vc partilha a primeira pessoa a escutar afinal seus ouvidos são os mais proximos de sua boca (a não ser que seja uma partilha ao pé do ouvido de alguém rs).
É comum quando fazendo julgamentos achar que um ou outro companheiro está sendo desonesto, mas precisamos lembrar que aqui não se conta tempo nem grau de recuperação, que isso é individual de cada um, e aos poucos percebemos q as coisas amadurecem algumas mais lentas outras mais devagar...
te amo companheiro Obrigada

disse...

Não vejo a hora de ir num grupo para partilhar e aliviar um pouco vcs aqui kkkkkkkkkk...
Beeijos

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I