Lemas: Até que ponto isto é importante?

Até que ponto isto é importante? A pergunta sugerida pelo Lema nos faz parar e refletir. É uma oportunidade de reavaliar o que nos acontece no dia a dia:
  • Isto é um contratempo ou um desastre?
  • Uma dificuldade ou uma tragédia?
  • Buscamos perfeição nos outros, em nós, na vida?
  • Eu quero ter razão ou quero ser feliz?
O Lema favorece deixar de lado reações dramáticas, lamurias, previsões terríveis, medo exagerado de perdas materiais e optar por uma ação ponderada resgatando nossa serenidade.
A reflexão nos estimula a desenvolver comportamentos não reativos, dando-mos a oportunidade de agir conscientemente quando nos defrontamos com novos fatos e expectativas frustradas em nossas relações. Esta verdadeira visão da realidade nos devolve o senso de proporção. Talvez devamos parar, esperar, pensar, aceitar e agir, ao invés de reagir. Conscientizamo-nos de que bem poucas coisas, boas ou más, realmente são importantes e, mesmo sendo, elas são transitórias.
Valorizar aquilo que na verdade é banal nos desestabiliza, nos irrita, nos angustia ou nos desgasta. Por que abrir mão tão fácil e constantemente de nossa serenidade? Afinal, é ela que nos conforta, dá um sabor suave a nossa vida, é parte inseparável da nossa felicidade.
Para a manutenção da nossa serenidade é importante substituir expectativas frustrantes, lutas constantes cobranças, pela paz da aceitação, pelo oportuno alívio do desligamento. Tudo que não podemos modificar, não é de nossa responsabilidade.
Importante é respeitar a nós mesmo e aos outros, preservando nossas relações mais significativas.
"Os lemas do Nar-Anon- Nossos lembretes nos momentos de tensão. - B11 - Pag:11"
______

Não sei se perceberam, mas em nenhum momento as palavras acima tocaram em quaisquer assuntos relacionados a questão da adicção ou seus correlatos.
Esses dias, uma pessoa muito importante na minha vida fez um comentário sobre não me imaginar frequentando os grupos de 12 passos, porque mesmo eu tendo passado por poucas e boas eu "não me deixei abalar", sei que hoje muitas pessoas podem olhar pra mim e imaginar como uma pessoa pode passar por um tormento na vida e continuar sorrindo, saltitando por aí e rindo de si mesma. Conheço muitas pessoas como eu, aliás, pessoas que tinham todos os motivos para acordarem desmotivadas e sem perspectivas de vidas, mas se levantam todo dia, sorriem para o mundo, respiram fundo, colocam suas armaduras e se jogam na batalha nossa de cada dia! Estão aí os adictos em recuperação que não me deixam mentir - cada dia limpo é um milagre a ser comemorado e para mim cada novo dia é uma nova oportunidade para eu ser feliz e rir de mim mesma.
Gosto particularmente desse lema porque ele me ajuda a colocar na balança minhas atitudes e des-serenidades, antes ou depois de eu ter dado a cabeçada - claro que antes melhor, odeio ter galos nascendo no cucuruco! - Quando perco a serenidade - e a gente só perde a serenidade quando não se pergunta antes das importâncias das coisas - tenho a oportunidade de parar e refletir : Até que ponto é importante sair do eixo e "fazer a louuuuuuca?!" rs.
Antes, de reagir aos "siricuticos","birrices", "pitis" e "algazarras" do outro posso fazer "cara de paisagem" e contabilizar o quanto entrar nessa dança louca é importante para mim! Hoje consigo perceber que não participar de uma briga ou até decidir não continuar em uma, não é sinal de fraqueza, eu não vou "perder" se o outro ficar irritado sozinho, perco se eu me deixar envolver pelo calor da discussão.
Até que ponto é importante? e ATÉ QUE PONTO É IMPORTANTE PARA MIM, continuar num relacionamento que me deixa deprimida, infeliz ou insatisfeita??? Hoje tenho a opção de ter uma conversa saudável! Hoje tenho a opção de expor meu pensamento de forma honesta! Hoje tenho a opção de expor minha opinião no momento oportuno! Hoje tenho a opção de expor nada também pô, ficar de boca fechada!kkkkk 
Até que ponto é importante ter razão?! Eu estou preferindo ser feliz, só por hoje!!!! Do contrario.... Óiah ... pego minha malinha e "Sim bóra pé de pano!!!"

*Amo vcs companheiros!!! Bons Momentos...

1 comentários:

GIULLIANA FISCHER FATIGATTI disse...

Arrasou Cicie, que post sensacional!!!
Amo você também!!!

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I