Tem que ser gostoso!!!

Uns anos atrás  eu e meu primo falávamos sobre um funcionário que não estava satisfeito com o emprego e estava querendo ser mandado embora, ele estava sendo mal humorado e era sempre grosseiro com todos, o fato é que dias depois ele foi mandado embora por Justa Causa.
Meu primo apenas disse:  "Cicie tem que ser gossstoso! As pessoas não percebem isso, Tem que ser gostoso" essa frase nunca mais me saiu da cabeça.
-------
Uns meses atrás, marquei de ir numa reunião com um amigo -ele vinha tendo dificuldades de se manter limpo, e eu tinha acabado de me separar- Chegamos cedo para a reunião e ficamos na praça conversando sobre vida, recuperação, sentimentos, etc.

Daí eu perguntei pra ele: "E sua recuperação, Tem sido gostosa?" - eu queria entender porque esse meu amigo não estava conseguindo se manter limpo, o que aliás nem ele conseguia entender, algumas das recaídas aconteceram quando ele voltava da reunião, eu pensava: "Caramba, o que leva o cara sair de um reunião super espiritual e ao invés de ir pra casa vai acabar se matando na favela?".
Ele : -Claro que não, eu não consigo ficar limpo, já estou até com vergonha de tanto pegar a mesma ficha todo mês!
Eu insisti: - Tá, mas tem sido gostoso? Tem sido gostoso ficar limpo?
Ele parou por um instante: -Como assim "ser gostoso"?
------
É difícil a gente conseguir sucesso em alguma coisa se a gente não tem prazer, e seja o objetivo: um casamento, um mestrado, abrir mão de controlar outra pessoa ou permanecer limpo.
E ter prazer não quer dizer que seja fácil.
Quando descobri o quanto eu precisava de ajuda, descobri também que todo aquele tempo que eu vinha frequentando o Nar-Anon não havia sido prazeiroso, havia sido necessário e enriquecedor - afinal aprendi muito sobre facilitação, manipulação, adicção, auto-piedade - mas não tinha sido gostoso pois o foco estava errado e a maneira distorcida, foi aí que comecei a olhar o grupo com outros olhos, foi aí que eu passei a perceber mais e mais a manifestação do meu PS na partilha de outras pessoas, foi ai que percebi o real grau da minha insanidade, e da insanidade da adicção, e de foi aí em foi aí ,que eu, muitas vezes chorei, sorri, me identifiquei, se identificaram comigo, trabalhei o apadrinhamento, trabalhei os passos, e venho voltando até hj, não com tanta frequência do que a algumas 24hs atrás, mas sempre que me dá vontade de ouvir aquele coro gostoso: "OIIIIII CICIE...." ou ."OBRIGADO COMPANHEIRA..... CONTINUA VOLTANDO QUE FUNCIONA..." rsrs eu sempre respondo baixinho..."Com Certeza!"
 Só depois que percebi que tinha que SER GOSTOSO é que comecei analisar minhas escolhas e minha vida
Na época fiz uma lista assim :

"TEM QUE SER GOSTOSO...
  • "TEM QUE SER GOSTOSO...Levantar de manhã e lembrar que eu sou a pessoa mais importante do meu dia!
  • "TEM QUE SER GOSTOSO...Não me deixar manipular, mas principalmente não manipular os outros nem a mim mesma!
  • "TEM QUE SER GOSTOSO...Ser responsável apenas por mim mesma, e lembrar que o dep.quimico tem idade fisica de adulto e não posso lidar com ele como se fosse uma criança que não responde pelos próprios atos, pois assim só estarei atrapalhando sua recuperação e impedindo-o de igualar sua idade psicologica à sua idade fisica.
  • "TEM QUE SER GOSTOSO...Viver na condição de ser humano comum, com seus defeitos comuns e suas qualidades comuns. Abrir mão de ser a eterna "Mártir", "Salvadora", "Coitadinha", "Insegura", "Vigilante", "Radar de Recuperação Alheia", "Julgadora", "Correta e Honesta", "Amélia", "Batalhadora", "Guerreira", "etc" para buscar prazer em ser apenas comum!!! CONFESSO!!!!! ESSE TEM SIDO DIFICIL ATÉ HJ, EU AINDA SINTO MEU EGO SER MASSAGEADO POR COMENTÁRIOS DO TIPO: -NOSSA DEVE SER DIIIIIFIIIICILLLL PASSAR PELO O QUE VC PASSOU!!!VC É UM GUERREIRA!!!  UHHH KKKKK COMO SE EU TIVESSE SALVADO A PÁTRIA!RS
  • "TEM QUE SER GOSTOSO...Buscar a serenidade em momentos de crise, abrir mão do orgulho e pedir ajuda a alguém que seja mais sábio que você, afinal todos nós somos grandes sábios só que em assuntos diferentes.
  • "TEM QUE SER GOSTOSO...Perceber que mudo de humor facilmente e que os outros também tem oscilações de humor - as vezes com mais, as vezes com menos frequência que eu...e que nas horas de "mau humor" o melhor é mantermos a boca fechada e o ouvido aberto.
  • "TEM QUE SER GOSTOSO...Abrir mão do que é radioativamente tóxico para mim como: AUTO-PIEDADE , AUTO-ENGANO, AUTO-MANIPULAÇÃO, JULGAMENTO E DESONESTIDADE.
E eu acho que tem que ser gostoso ESTAR EM RECUPER+AÇÃO, não por causa do "tempo limpo", e sim pelas pequenas alegrias que a gente quando fica limpo, sereno, são.
Quando estou tendo prazer com alguma atividade consigo ser perseverante mesmo que em alguns momentos algo dê errado, ou me cause dor, mas também consigo avaliar se é hora de não fazer nada ou de abrir mão de algo que me é tóxico.
Hoje minha lista mudou bastante, sempre tem alguma coisa que eu coloco nela pra avaliar, como : Tem que ser gostoso morar sozinha.... ou Tem que ser gostoso ter paciência com crianças....rs
E vc? Diz Aí?Qual sua Lista de "TEM QUE SER GOSTOSO.....

2 comentários:

GIULLIANA FISCHER FATIGATTI disse...

Cicie, que texto GOSTOSO de ler, caracas é de fato a palavra chave sabia, se não for gostoso, se não sentirmos prazer, não faremos por muito tempo, ou seja, se não encontrarmos alegria naquilo em que nos propomos a fazer, seja lá o que for, não o faremos com tanta eficiência e nem por muito tempo.
Simplesmente adorei, ou melhor gostei o seu post.Beijos

Gaby disse...

Muito bom! adorei, na verdade já adoro a forma gostosa com que você escreve!!
a minha recuperação tem sido muito gostosa sim!

BEIJOS gata ;)

 

··¤(`×[¤Cicie e Ana¤]×´)¤··

"Insanidade é fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes." Descobrimos que sozinhas não conseguiríamos, mas que com pessoas que buscam as mesmas vitórias, nos sentimos mais fortes,menos solitárias, e mais conectadas com nosso Poder Superior. Um dia de cada vez a gente junta um ano.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...I