Achei muito legal a iniciativa do companheiro SPH do blog Obrigado por mais um dia limpo em postar sobre as fichas trocadas em N.A. que resolvi "dar um repost" aqui:
A interpretação é individual, sem dúvida isto me encanta em NA. Nenhuma imposição, tudo sugerido.A única coisa que o programa fala muito claramente é em relaçao ao primeiro passo que diz exclusivamente de admissao de impotência, sugere que evite o primeiro uso e o primeiro gole. A forma como interpretei o programa me trouxe resultados positivos na minha recuperação. E é sobre isto que vou escrever hoje.
Honestidade - Ser honesto comigo e com os meus sentimentos.
Este principio, aliado ao primeiro passo me diz que devo ser honesto em relaçao às minhas limitações. Se eu usava drogas quando ia para festas, quando estava euforico. Entao ser honesto é admitir que sou impotente perantes os comportamentos que me causam euforia. Isto me sinaliza e deve ter vigilância redobrada. O mesmo para os sentimentos de tristeza, alegria, inadequaçao...
Mente aberta - Ter a capacidade de ouvir as coisas que não gosto e aceitá-la.
Outra vez, o principio aliado ao primeiro passo me dá uma ferramenta importante. Admissao de impotencia perante as pessoas. Nao posso querer que o mundo, as coisas e pessoas sejam sempre da forma como eu queira que elas sejam... A compreensão deste principio para mim, é fundamental quando se trata de expectativas. Aprender a não criar expectativas foi tarefa difícil para mim, mas quando consegui alguma habilidade comecei a viver só por hoje.
Boa vontade - Fazer as coisas que não gosto de fazer.Principio basico da recuperaçao... não tem muito o que falar, na minha opinião é o pilar motor da recuperação... É o movimento contrário que devo fazer para recuperar a ação.
Poder Superior - Bom, até hoje não tenho uma religiao de escolha, nao sigo dogmas. Por muito tempo desacreditei em Deus. O processo de vir a acreditar foi natural, a medida que a sobriedade aumentava. Criei o meu poder superior no qual mentalizo a cada reuniao. Ele nao tem nada de expetacular e divino. Meu poder superior é bondozo, amoroso e maior do que eu. Se manifesta no meu dia-a-dia me dando oportunidades de praticar o programa... quando amanhece o dia e o despertador toca, meu poder superior me da a oportunidade de praticar a boa vontade para sair da cama (que nessas horas é o lugar mais confortável e aconchegante do mundo) e honrar meus compromissos.
--------------------------------
Agora quero falar da minha compreensao sobre as fichas de NA. tenho um caderno do decimo passo diario que fiz durante 2 anos consecultivos... Hoje olho o que escrevia e percebia que meus problemas naquele tempo eram tão fáceis de superar visto por mim hoje. Mas eu tinha a incrivel capacidade de transformar coisas pequenas em grandes proporções... do tipo, vontade de usar droga pq meu pai/mãe amanheceu de cara fechada. hahaha
Ficha Branca - Só por hoje
* ainda sentia vontade de usar
Ficha Laranja - limpo e sereno por 30 dias
Ficha que requer atenção. Nesse momento o eu estava instavel... nao sabia se valia a pena ficar limpo ou nao, a compreensão do programa ainda era muito confusa, a abstinencia ainda era forte... é a ficha que a participaçao da minha familia foi importante, foi a ficha que me acompanharam (monitoraram) a cada reuniao.
*ainda sentia vontade de usar
Ficha verde - limpo e sereno por 60 dias
*ainda sentia vontade de usar
Ficha vermerlha - limpo e sereno por 90 dias
Essa foi sem dúvida a ficha mais show de bola no meu primeiro ano. A familia estava mais confiante, eu ja havia mudado muito, tinha a compreensao do programa, conhecia ferramentas importantes. Foi a fase que meu programa pessoal acelerou e tive uma otima qualidade de recuperaçao.
*ainda sentia vontade de usar
Ficha amarela - Limpo e sereno por 9 meses
Essa ficha para mim é amarela e nao é a toa. Foi um periodo dificil... questionamentos do programa, das partilhas... foi uma ficha que me afastou das salas. Foi uma ficha que eu andei na corda bamba, me rebelei, voltei com algumas amizades antigas, me achava exemplo de pratica de programa. Achava que ja estava bem e que meu problema era coisa do passado. Foi um periodo de pessima qualidade em recuperaçao. Péssima. Fui varias vezes obrigado a fazer exame de urina por meus pais para provar que continuava limpo.
*ainda sentia vontade de usar e nao aceitava a minha realidade
Ficha fluorescente - Limpo e sereno por 1 ano
Quando peguei essa ficha, foi show de bola... na verdade eu troquei ela com 1 ano e 2 meses limpo. Eu tinha um padrinho inicial... mas ele recaiu pouco tempo depois da troca da minha ficha, hoje é meu afilhado. vai fazer 3 anos limpo. Ele é mais jovem que eu... mas dentro de NA não se vê idade, nao se olha o mensageiro, apenas a mensagem. Ele me sugeriu que eu voltasse as salas e quando me sentisse pronto, trocasse a ficha. Eu fiz o sugerido e a troquei com 1 ano e 2 meses.
Muitos adictos dizem que quando se conquista esta ficha é sinal que ja pode ir para a boate. hahaha pq ela brilha no escuro. Para mim tem outro significado... para mim significa que nem mesmo no escuro eu estarei sozinho e que se eu não souber por onde ir, busque a luz de NA.
--- Na troca de ficha do meu ex-marido, seu padrinho pediu que as luzes fossem desligadas, tirou a ficha do bolso, levantou aquela ficha brilhante no escuro e falou : "Tá vendo irmão!!! Agora vc brilha no escuro, agora vc também tem o poder de ser farol!!! Vem buscar sua ficha e vai levar a mensagem de NA ao adicto que ainda sofre --- então pra mim tb tem esse significado.
*ainda sentia vontade de usar
Ficha cinza - Limpo e sereno por 18 meses
*ainda sentia vontade de usar
Ficha preta - Limpo e sereno por multiplos anos de Recuperação
Essa ficha foi um marco. havia me tornado um capa preta... Era levado a sério dentro de sala mas ainda assim eram só um recém-chegado.
meu programa de recuperaçao ia de vento em popa, faltava pouco para concluir o serviço e ainda tinha gás para pegar novos encargos. Foi o momento em que meus antigos sonhos retornaram... voltar a estudar por exemplo. trabalhar e ser totalmente independente dos meus pais. Foi o tempo que apesar dos pesares... tinha uma certa confiança na familia e era ouvido por eles.
*ainda sentia vontade de usar
Depois veio o medalhao de 3 anos
Com 4 anos limpo, outro medalhao e ja estava em busca dos meus sonhos perdidos, tinha voltado a estudar, fiz supletivo de jovens e adultos, trabalhava numa fábrica... trabalho duro e cansativo. havia concluido o tempo de serviço e estava disposto a levar a mensagem a outros adictos, ingressei nos subcomitês de HI.
*PERDI O DESEJO DE USAR
minha vida era atribulada, saia cedinho de casa e so voltava a noite, depois da reuniao. Isso me ajudou bastante.
O resto fica pra outra postagem... escrevi muito e te entendo se vc não ler nem a metade... rsrs
*Não sei se era isso que vocês gostariam de ler, mas é isso que eu tenho pra partilhar
----- Obrigada Companheiro por permitir esse "repost" e por partilhar conosco, ajuda muito!
PS: GOSTEI TANTO DESSE ASSUNTO DE TROCA DE FICHAS/FITAS QUE DEIXO ABERTO MEU BLOG PRA QUEM QUISER COMPARTILHAR CONOSCO ESSA EXPERIENCIA DE TROCAS DE FICHAS, DE TEMPO LIMPO, TANTO FAMILIARES COMO ADICTOS, DASAS, CODAS, ETC.
VALEU PESSOAL!
8 comentários:
Parabens pela perseveranca! Como vc esta hoje?
Sao historias como esta, que faz seguir em frente.
Entrei no post ao acaso. Mas gostei do q li. Nunca havia usado nada,careta total. Apesar de todos os amigos usarem (ou muitos deles) Tive minha primeira experiência com pó e Kay a algumas semanas. Tenho gostado e estou assustada.
Entrei no post ao acaso. Mas gostei do q li. Nunca havia usado nada,careta total. Apesar de todos os amigos usarem (ou muitos deles) Tive minha primeira experiência com pó e Kay a algumas semanas. Tenho gostado e estou assustada.
Seja bem vinda. Espero que os textos possam te ajudar. Drogas são assim mesmo.... a gente experimenta e gosta.
As vezes viciamos, as vezes não. Quando viciamos acontece todas as histórias tristes que você talvez conheça. Talvez seja interessante pensar se vale a pena arriscar se tornar viciada.
Seja bem vinda. Espero que os textos possam te ajudar. Drogas são assim mesmo.... a gente experimenta e gosta.
As vezes viciamos, as vezes não. Quando viciamos acontece todas as histórias tristes que você talvez conheça. Talvez seja interessante pensar se vale a pena arriscar se tornar viciada.
Só por hoje funciona!
Que linda essa postagem que de tal forma nos traz uma partilha maravilhosa .. e por isso que eu digo o programa funciona!! Parabéns tmj e o mais importante é o dia de hj!!
Postar um comentário